A mamoplastia redutora é a cirurgia que diminui o volume das mamas. É indicada quando o tamanho dos seios gera incômodo físico ou emocional na paciente, pois muitas vezes, a sua saúde é comprometida com dores e peso nas costas e sua autoestima é afetada por preocupações estéticas.
A cirurgia promove uma modelação harmônica nas mamas através da retirada do tecido e pele excedentes. Dessa maneira, é possível atingir um tamanho proporcional ao corpo da paciente.
A cirurgia de mamoplastia redutora tem duração média de duas a três horas, variando de acordo com a complexidade de cada caso. O mesmo acontece com o tamanho da cicatriz,que depende do tamanho da mama e da quantidade de tecido retirado.
A anestesia utilizada é a geral, sendo necessário, após o término da cirurgia, ficar hospitalizada por pelo menos 24 horas.
Assim como acontece na mamoplastia de aumento, durante o período pós-operatório a paciente também irá usar um sutiã especial por aproximadamente 2 meses, podendo ser retirado apenas para o banho.
No pré-operatório além de realizar todos os exames indicados é obrigatório a avaliação de um mastologista para verificar a saúde dos seios, descartando a presença de patologias mamárias e constatando que eles estão aptos para serem submetidos ao procedimento.